"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

sábado, 20 de junho de 2009

Malasartes e Cecília Meireles

Eu nunca deixo que a criança dentro de mim morra. Por isso eu sempre que posso dou uma olhada em lojas de brinquedo, livrarias infantis e em parquinhos. No meu segundo período eu tinha 6 horas de tempo vago...(nem me perguntem) Por causa disso eu fui até o Shopping da Gávea num desses dias para conhecer. Fui por causa da professora Margarida, ela tinha falado de uma loja de brinquedos: Enfim Enfant.

Logo em frente tinha uma livraria, uma linda e jeitosa livraria. sorri bastante lá, até porque reencontrei alguns dos amigos livros de infância. Voltei lá na semana passada. Procurava por um título em especial: O Rei Bigodeira e sua Banheira. Eu amava quando era criança e meu exemplar estava destruido. Claro que enquanto estava lá vi muitos outros títulos interessantes.

Comprei mais um então para minha coleção infanto-juvenil. Ou Isto ou Aquilo, Cecília Meireles.


E Eis o poema que ouvi contando pelo Gato do Castelo Ra Tim Bum, que me aprensentou Cecília Meireles e me fez ler, anos mais tarde, o Romanceiro da Inconfidência (por puro gosto antes que me perguntem)
O eco - Cecília Meireles

O menino pergunta ao eco
onde é que ele se esconde.
Mas o eco só responde:
"Onde? Onde?"
O menino também lhe pede:
"Eco, vem passear comigo!"
Mas não sabe se eco é amigo
ou inimigo.
Pois só lhe ouve dizer:
"Migo!"
Ps. prometo que um dia posto fotos da Malasartes...

Um comentário:

  1. Livro infantil é o máximo. Compreendo que para as crianças os temas e a linguagem devam ser especiais - sem falar na ilustração - ,mas um livro infantil é para ser consumido, lido e relido, em todas as idades.

    ResponderExcluir