"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Compulsão (por livros é claro)

Resolvi entrar em uma comunidade no orkut chamada 'leitores compulsivos'. Essa sou eu.
Fico horas em livrarias diversas, mas na Travessa eu tendo a não conseguir me controlar, sempre saio com um título, mesmo que seja bem baratinho. Para não comprar livros a saída mais fácil é não sair com o cartão e não deixar o namorado perguntar: "quer que eu compre para você?"
A comunidade fala de pessoas que não conseguem ver um par de frases que já estão virando o pescoço, jornais, revistas, livros...
Eu quase que ando de olhos fechados no metrô para não ver as leituras diversas que as pessoas estão fazendo. A primeira pergunta que me faço ao escolher o cinema onde verei o mais novo lançamento é: "tem livraria no shopping?". O ponto de encontro é sempre a livraria e a Carga Nobre é parada certa no caminho do Leme para o Frings.
Eu cheiro os livros. Eu sinto as capas e manuseio. Flerto e namoro a obra antes de resolver convidá-la para morar na minha estante. Se eu ganho um livro e ele ainda não conquistou minha confiança, deixo-o na mesa, na escrivaninha ou na estante da sala até que ele me convença que deve estar no meu quarto, na minha estante. Sou compulsiva...
Preciso tomar cuidado para não perder a sessão do cinema enquanto me perco na livraria. Preciso prestar atenção e não ler os livros alheios para não ser taxada de fofoqueira. É por isso que ao encontrar um amigo compulsivo leitor vou logo mostrando a capa e deixando-o manusear o livro. Sei bem como é essa inquietação de querer saber logo se aquela obra é uma boa companhia.
Não, isso não é papo de maluca. Eu sou compulsiva, mas maluca também já é avacalhação.
Talvez você seja um leitor compulsivo e ainda não sabe disso, ou não assumiu. Assuma e seja feliz, mas olhe duas vezes a hora da sessão antes de entrar na livraria. (Palavra de quem já perdeu um ônibus porque estava lendo na rodoviária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário