"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sobre a minha futura livraria...


Já que resolveram me 'zoar', vou falar sobre a minha futura livraria.
Quando eu tiver uma livraria eu quero que ela seja grande, mas com aquele ar de livraria de bairro, onde todo mundo se sente em casa. Preferencialmente, que não seja no shopping, mas se não tiver escolha, que seja. Quero que seja aquela livraria com limpeza de livraria e ar de sebo, onde você não será repreendido por sentar no chão com a obra de sua preferência. O tipo de livraria que é programa de família, onde os pais levam seus filhos e avós levam seus netos. Com poemas colados na parede e bloquinhos de todos os tipos e cores para vender e para dar de presente. Afinal, eu adoro ganhar brinde quando faço compras. Os atendentes devem ser pessoas gentis, que sorriem e te ajudam de verdade. Pessoas que realmente gostam de livros e que sabem fazer uma indicação de real qualidade. Porque contratar alguém que não gosta de ler para trabalhar com livros e com público? Pessoas assim eu coloco no escritório, para trabalhar nas estantes, tem que gostar do cheiro de livros e de palavras diversas.


Gosto de estantes altas e escadas acessíveis. Assim você poderá pedir ajuda ou simplesmente subir e pegar o livro desejado. Quero mesclar coisas novas e velhas na decoração, poemas antigos e novos, em várias línguas. Vamos ter uma sessão Fernando Pessoa, porque eu amo de paixão e isso é para mim um motivo suficiente. Sacolas de pano ao invés de plástico, com o símbolo da livraria. Ajudando o meio ambiente e fazendo propaganda de uma livraria divertida. Teremos mesinhas e cafés ou chás de graça. Além de um excelente cardápio para os que quiserem juntar-se a nós em um lanche ou jantar, mas cobrar por café seria um crime, especialmente quando a dona da livraria é uma historiadora que sabe a importancia daquele líquido viciante.


Gosto de falar da parte infantil, porque vai ser muito divertida. Para trabalhar lá somente pessoas que gostem REALMENTE de livros, crianças e sorrisos. Quero livros abertos para as crianças lerem. Pufs, almofadas, cadeiras para elas sentarem e ursinhos para serem companheiros de aventuras literárias. A seçao contará com lindos baús cheios de segredos e surpresas.Teremos contadores de histórias e muitos filmes Disney. Nada de livros no plástico, nada de livros que as crianças não podem mexer. Se o livro rasgar, ótimo, significa que foi manuseado. Contadores de história de verdade, que fazem vozes e até se fantasiam. Além de tudo isso, ofereceremos oficinas gratuitas para pais que não sabem contar histórias de dormir. Teremos estrelas grudadas no teto, um teto de céu.

A idéia é de que você pode entrar e se divertir, ler e ser bem atendido sem ter que pagar nada por isso. Nem mesmo o café. Talvez, é claro, você queira experimentar nosso delicioso cappuccino, ou nossa caneca de Mocha, somente nessas situações você terá que pagar um pouco mais.

Quero lindos papéis de presente para os clientes escolherem, afinal, livros ainda são um excelente presente e sempre serão. Papeis e caixas especiais para crianças, e nada de cobrar a mais por isso. Por fim, os preços serão acessíveis e eu acho que 10% de desconto é o mínimo que podemos dar para um cliente fiel. A partir da segunda compra o cliente sempre recebe pelo menos 10% de desconto. Exceto os professores que terão atendimento preferencial, desconto maior, permanente e que dependerá do preço do livro. Preço é algo relativo, crime seria alguém não comprar o livro por não poder pagar os quarenta por cento a mais que os livreiros às vezes cobram. Minha livraria fará constantes doações para bibliotecas públicas ou escolas menos favorecidas.

Ou seja, eu vou falir.
Por causa do meu coração mole eu já decidi quem administrará minha livraria, uma amiga durona que tenho e que poderá dizer quando estou a beira da falência.
O nome da livraria ainda está em aberto, aceito sugestões.

Ps. para leitores que adoram tecnologia nós teremos Kindle e muitos ebooks disponíveis na loja através dos terminais com acesso ao nosso fantástico site. '
Ps2. Teremos muitas flores na livraria, eu adoro flores, especialmente as amarelas.


5 comentários:

  1. Para os amigos o desconto é maior. hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Falir? Bobagem! É só vender Dan Brown, Crepúsculo e Harry Potter que compensa todos os descontos e os cafezinhos de graça! hahahahah... infelizmente...
    Bem, tirando um livro do Brown, nunca li nenhum destes. Não posso criticar.

    ResponderExcluir
  3. Vou descontar cobrando caro pelos livros do Eduardo Bueno

    ResponderExcluir