"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Conexões, epígrafes, muita magia

"A feiticeira pode conhecer a Magia Profunda, mas não sabe que há outra magia ainda mais profunda. O que ela sabe não vai além da aurora do tempo. (...) se uma vítima voluntária, inocente de traição, fosse executada no lugar de um traidor, a mesa estalaria e a própria morte começaria a andar para trás..."
(Aslam em as Crônicas de Nárnia)

Quando comecei a ler Coração de Tinta eu sabia que seria uma jornada mágica. Por isso esperei até que pudesse me entregar a isso, não estou lendo nada junto com ele. (o que é um sério problema, afinal, eu já deveria ter terminado Os Maias para Literatura Potuguesa II) Me forcei a ler devagar e nisso eu alcancei sucesso, termino o livro amanhã, ou na quinta e consegui ler em 15 dias!!! Delicioso ler devagar, esperando que a história não acabe. Falarei do Coração de Tinta quando terminar, mas faço menção a ele pois a autora faz conexões maravilhosas, em sua história ou em suas epígrafes, com livros igualmente maravilhosos.
Acabo de ler uma epígrafe das Crônicas de Nárnia. Histórias que eu amei. Li todos os livros, alguns mais de uma vez e o livro não parou lá em casa, coisas maravilhosas e histórias bem escritas eu sempre passo adiante, vale a pena. Nárnia foi um deles. Eu queria poder pular dentro do livro para visitar Nárnia, conhecer os narnianos e o próprio Aslam!
Talvez ver a Idade de Ouro em Nárnia, quando ela é governada por Pedro, O magnifico; Edmundo, o Justo; Susana, a gentil e Lúcia, a destemida. Quem sabe eu poderia lutar na batalha ao lado do exército do Principe Caspian na busca por retomar Nárnia, ou viajar com ele em seu peregrino da alvorada.

Cada um dos sete livros é especial e único. C.s. Lewis é o máximo, ou Jack, como ele gostava de ser chamado. Ele detestava o nome Clive. Cornelia Funke foi muito feliz em suas epígrafes ao citar Nárnia. Claro que ela também cita Tolkien, um grande amigo de Lewis. Realmente deveria, há especialistas em literatura que dizem que Tolkien e Lewis reinventaram todo o universo da fantasia.
Existem várias explicações para o nome Nárnia, minha favorita é de que Lewis usou Sindarin, a língua desenvolvida por Tolkien, para nomear sua terra fantástica. Em sindarin Narn-îa significa algo como "profundeza dos contos".
Tenho os livros em diversas versões, inclusive uma linda versão com as ilustrações colorizadas a mão. A ilustradora por sinal foi a mesma que ilustrou O Senhor dos Anéis. 
Como Aslam diz existem poucas entradas para Nárnia no nosso mundo, cada uma delas pode se fechar a qualquer momento. Talvez o livro de Lewis seja uma das formas mais maravilhosas de se viajar até lá.

Ps. Deixo o mapa para ninguém se perder.




3 comentários:

  1. Ai! Laurië lantar lassi súrinen,
    Yéni únótimë ve rámar aldaron!
    Yéni ve lintë yuldar avánier
    mi oromardi lisse-miruvóreva
    Andumë pella, Vardo tellumar
    nu luini yassen tintilar i eleni
    ómaryo airetári-lírinen.

    Sí man i yulma nin enquantuava?

    An sí Tintallë Varda Oiolossëo
    ve fanyar máryat Elentári ortanë
    ar ilyë tier undulávë lumbulë
    ar sindanóriello caita mornië
    i falmalinnar imbë met, ar hísië
    untúpa Calaciryo míri oialë.
    Sí vanwa ná, Rómello vanwa, Valimar!

    Namárië! Nai hiruvalyë Valimar.
    Nai elyë hiruva. Namarië!

    ResponderExcluir
  2. "Ai! Como ouro caem as folhas ao vento, longos anos inumeráveis como as asas das árvores! Os longos anos se passaram como goles rápidos de doce hidromel em salões altos além do Oeste, sob as abóbadas azuis de Varda onde as estrelas tremem na canção de sua voz, de santa e rainha. Quem agora há de encher-me a taça outra vez? Pois agora a inflamadora, Varda, a Rainha das Estrelas, do Monte Semprebranco ergueu suas mãos como nuvens, e todos os caminhos mergulharam fundo nas trevas; e de uma terra cinzenta a escuridão se deita sobre as ondas espumantes entre nós, e a névoa cobre as jóias de Calacirya para sempre. Agora perdida, perdida para aqueles do Leste está Valimar! Adeus! Talvez hajas de encontrar Valimar. Talvez tu mesmo hajas de encontrá-la. Adeus!"
    (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel - canção élfica)

    Tolkien é demais! Tenho que ler o Lewis!

    ResponderExcluir
  3. Fala sério, super dá para aprender essa lingua!!! vou aprender e conversar com vc através dela, que nem Mo e Meggie

    ResponderExcluir