"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Infância com guarda-chuva


Acho que eu tinha três anos quando conheci o filme. Na casa da minha prima eu assisti pela primeira vez, mas passavam sempre na globo e meu pai gravou um dia para mim. Mary Poppins era uma atividade diária. Eu assistia sempre após a soneca da tarde, desde os três anos. Quando cresci um pouco minha tia me deu de presente um guarda-chuva. Então eu sentava no sofá, com o guarda-chuva e esperava minha mãe colocar o filme. Eu tive 3 fitas VHS gravadas da televisão com o filme (pois elas furavam de tanto uso), 1 VHS original comprado no supermercado e esse filme foi o primeiro DVD que comprei. Tenho hoje a edição comemorativa de 35 anos do filme e é o único dvd cujos extras eu assisti todos, mais de uma vez.
Subia nas cadeiras e tentava voar com o guarda-chuva, por algum motivo, que na época eu não compreendia, eu nunca consegui. Além disso, mais de uma vez eu tentei arrumar o quarto estalando os dedos. Pular em desenhos de giz na calçada também não seria mal e tomar chá no teto. Todas essas fantasias povoavam minha mente de menina e talvez por isso eu ainda ame o filme de paixão.

Quando meu pai foi a Londres eu lhe pedi uma coisa que era muito importante, a coleção de livros com as histórias de Mary Poppins, escrito por P. L. Travers. Claro que o filme conta com algo que o livro não pode ter, a atuação de Julie Andrewns, que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz em 1965. Não tem como competir com isso.
A viagem mágica que se iniciou quando eu tinha 3 aninhos, prossegue ainda hoje, pois agora eu sou capaz de ler o livro com a bela história que deu origem a tudo. Infelizmente os livros prosseguem sem tradução e digo infelizmente pois são livros muito bons, com a dose certa de fantasia, humor e açucar. Por hora tenho quatro dos oito livros com as história de Mary Poppins, espero eventualmente completar a coleção.
Ainda sei cantar as músicas do filme,  dançar alguns dos passos e sei as falas do filme quase todo de cor. Sobretudo, tenho uma palavra muito boa para dizer quando não se sabe o que dizer, Supercalifragilisticexpialidocious
O filme mostra como é importante estarmos atentos ao que acontece a nossa volta. Pessoas que por vezes precisam de nossa ajudam, ou pássaros que precisam ser alimentados. Mesmo assim, tantos de nós não conseguimos enxergar um palmo adiante do nariz. Mary conta para as criançar que custa apenas dois pences alimentar os pássaros, mas o que importa não é o valor e sim o coração que sinceramente se dispõe a ser bondoso. Ilustro isso com algo que o Senhor Walt Disney fez.
No filme existe uma senhora que tem apenas duas falas e aparece por menos de 5 minutos. A senhora dos pássaros, uma velha atriz, Jane Darwell. Apesar de sua minúscula aparição, o senhor Disney tratou-a como se fosse protagonista. Deu-lhe um belo camarim e mandou belos carros irem apanhá-la. Ele queria que ela soubesse que era importante. De fato, Mary Poppins foi sua última aparição, logo após o filme ela veio a falecer. Alimentem os pássaros,  dois pences para demonstrar bondade.

3 comentários:

  1. Maravilhoso filme, maravilhosa experiência e maravilhosas palavras. Você foi MUITO feliz em seu depoimento Agnes! Acho que um dia vou pedir emprestado o dvd pra Manu assistir.. ela nunca viu...

    Ah.. EU AMO GUARDA-CHUVAS!
    :)
    Beijos especiais!
    Eunícia.

    ResponderExcluir
  2. "Dois jovens um dia se encontraram na rua: Jane e Michael. Jane disse a Michael:
    _Conheci um homem com uma perna de pau que se chamava Smith.

    E Michael respondeu:
    _É mesmo? E qual era o nome da outra perna dele??"

    hehehe...
    Admito que também gosto muito deste filme! Lembra minha infância, quando também assisti muitas vezes - e olha que sou menino e o filme é de 1965! É claro que não assistia com guarda-chuvas, nem todo dia e nem decorei falas, mas Mary Poppins teve uma participação importante na minha infância. A primeira vez que assisti também foi em um VHS gravado da tv! Agora minha avó ganhou o DVD de presente (ela ama).

    "Ela persuadiu o senhor a levar seus filhos para um passeio?! Que absurdo!"

    ResponderExcluir
  3. O filme é maravilhoso e o depoimento foi apaixonado. Eu amo esse filme!!
    =D
    Gosto da lição dele...mais um dos motivos pelos quais eu adoro assitir de novo.

    Felipe,

    "Mary poppins não se lembra? venceu a corrida de cavalos!

    Uma pessoa respeitável como eu em uma corrida de cavalos?! que absurdo

    mas eu vi você fazer isso

    Quietos ou vou ter que chamar um guarda!"

    Eunícia,

    Esse é o DVD que eu empresto com mais prazer!

    ResponderExcluir