"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Modernidades. O Tempo passado moderno fora de moda.

É incrivel como o tempo passa em nossas vidas e muitas vezes nem nos damos conta disso. Se pararmos para analisar a nossa vida e começarmos a relembrar eventos passados, vamos nos dar conta que o tempo passou (ou tem passado) tão rápido que nem ao menos nos damos conta da velocidade que ele tem corrido. Essa sensação de rapidez que temos do tempo é fruto da atualidade em que vivemos, essa atualidade do já, do instantaneo e momentaneo, tudo o que ocorre em um ponto distante do globo, em questões de minutos chega ao conhecimento de pessoas do outro lado do globo, é o famoso "efeito borboleta", eventos ocorridos em alguma parte tão distante de nós, nos afeta.


Essa sensação de simultaneidade, de aceleração do tempo, a cada dia tende a se tornar mais forte, isso em todas as esferas da nossa vida, é a o conceito de modernidade moderno, se é que posso usar essa expressão.

Por isso como se torna importante nós valorizarmos a cada instante de nossas vidas, de darmos valor a momentos que se passam tão rápidos e que nunca mais voltarão. Como corremos com a nossa vida e nem ao menos temos tempo de celebrar a vida, o nascimento, as conquistas, pois terminada uma conquista, já nos vemos empenhadas em outras ainda maiores.
Quando vencemos um desafio, já somos impelidos para um outro desafio, muitas das vezes maiores ainda, e nesse ínterim nem ao menos tivemos tempo para comemorar a vitória ou nos recuperarmos da luta que acabamos de vencer.

Por isso ao olhar o passado, que possamos olhá-lo como foi bom o tempo passado e como aproveitamos aquele tempo, pois esse é um tempo que se foi e que nunca mais retornará.
O tempo é algo que hoje é o bem mais precioso e escasso do homem, apesar de ser o mesmo tempo de desde o início dos tempos, mas que esse tempo distingui do tempo passado pela sua aceleração e movimento. Digo movimento, pois esse tempo nos empurra para frente e devemos acompanha-lo, pois se não o fizermos nós ficaremos para trás junto com o tempo passado. Se eu fosse Jauss ou o Koselleck eu diria cariocamente: É a modernindade moderna amigo, acompanhe ou saia de moda para não deixar o Baudelaire de fora.
obs: não tentem entender o título é algo filosófico incompreensivel, até mesmo para o autor.

4 comentários:

  1. "Time passes, people move... like a rivers flow. It never ends... a childish mind will turn to noble ambition, young love will become deep affection... the clear water surface reflects growth." (The Legend of Zelda - Ocarina of Time)

    "O tempo passa, as pessoas se movem... como o fluxo de um rio. Isto nunca termina... uma mente infantil se tornará em nobre ambição, o amor jovem se transformará em profunda afeição... a límpida superfície das águas reflete maturidade." (A Lenda de Zelda - Ocarina do Tempo)

    O melhor jogo para videogames de todos os tempos! Eu sempre gosto de pôr o original e a tradução.

    O passado sempre muda. O presente sempre muda. O que é moderno um dia dexará de ser e a História porta o portará diversas modernidades.

    "obs: não tentem entender o título é algo filosófico incompreensivel, até mesmo para o autor." Gostei disso!

    ResponderExcluir
  2. Cada instante de nossa vida é precioso, mesmo que passe rápido em demasia, não podemos estar preocupados demais, afinal, basta uma pequena distração para perder momentos importantes da existência.

    ps. quero queimar o livro de título incompreensível. crise com Koselleck

    ResponderExcluir
  3. Estou com mega crise com Koselleck, Jauss e os conceitos. Não quero mais saber de moderno, modernidade!!!

    Devemos apenas aproveitar da melhor maneira a experiência que é viver!

    História dos conceitos me traumatizando!

    ResponderExcluir
  4. Somos duas Luaninha. Quero é fazer uma fogueira.
    Nesse momento odeio Koselleck, odeio Jauss, odeio Gumbrecht

    Duas traumatizadas

    ResponderExcluir