"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

sábado, 21 de novembro de 2009

Criança que Lê.


"Ler é mais importante do que estudar", Ziraldo diz isso com frequencia. Monteiro Lobato tinha como máxima de sua editora a idéia de que "um país se faz com homens e livros".
Estou certa de que a leitura é algo crucial para o desenvolvimento intelectual do ser humano. Meu querido amigo Israel Belo - que por acaso é meu pastor mas não gosta de ser chamado assim - contou-me em certo momento que nunca estudou para português e literatura. Ele assistia as aulas e depois corria para ler romances e livros sobre aquilo. Ele conta que em muitos momentos a professora perguntava: "Israel, você não vai anotar?" e ele respondia pomposo "Não professora, disso aí eu já sei, eu já li.".

O Projeto Criança que Lê visa doar livros importantes para bibliotecas de escolas municipais. Em uma parceria com a Livraria da Travessa o projeto beneficia algumas escolas especificadas no site. Para ajudar é bastante simples, pode ser feito agora mesmo, pela internet. Você entra no site, escolhe os livros que quer doar e a TRAVESSA se encarrega de enviar. As escolas estão localizadas em zonas carentes de recursos e de ações governamentais.
Eu pretendo convencer a minha família toda a doar pelo menos um título cada um. Acho que investir em pequenos leitores é como já diria Ziraldo, investir no estudo; e como formulou Monteiro, construir o futuro. Além disso, é preciso que sejam também leitores para que possam ser autores de suas próprias leituras de mundo como diria o querido professor Ilmar Mattos.
Para mais informações e doações: http://www.criancaquele.com.br/

Um comentário:

  1. Grande iniciativa da Travessa e muito bem apresentada por nossa blogueira: seu texto aqui esteve impecável! Parabéns!

    ResponderExcluir