"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

sábado, 23 de outubro de 2010

Sobre fracassos

Na semana do dia das crianças eu dei uma passada no blog da Companhia das Letras e por um acaso eles tinham uma lista de livros interessantes para crianças e jovens. Li muitos elogios ao trabalho de Jules Feiffer, e a capa do livro foi escrita por Art Spiegelman, autor e desenhista que eu particularmente admiro muito. O livro O Homem no Teto escrito e ilustrado por Jules Feiffer é ainda melhor do que eu esperava. Jimmy, o protagonista da história, tem uns dez anos e meio, não fala muito, não tem tantos amigos assim, não joga beisebol e não se esforça muito na escola. Tem uma irmã que grita com ele o tempo todo e outra que quer sempre sua atenção. Jimmy é um desenhista de história em quadrinhos que conhece muito bem o significado da palavra fracasso. Jimmy não é o popular super-herói dono de seu próprio nariz, ele é um menino inseguro que muitas vezes desiste de seus sonhos para tentar ganhar a afeição e admiração dos outros. Este não é um livro com uma história extraordinária cheia de coisas grandiosas e distantes da realidade. É uma história para os jovens Jimmys que existem aos montes. Livro para meninas como eu, que era uma dessas pessoas sem muitos amigos mas repleta de fracassos. Emocionei-me com o livro, isso significa que ri bastante - afinal é um livro cheio de bom humor - mas também chorei um pouquinho quando percebi como éramos parecidos, eu e Jimmy. Fizemos uma boa descoberta, fracassar não é nossa deixa para desistir, mas para continuar. "É preciso caminhar antes de correr".  O livro conta o cotidiano de um menino que luta pelo sucesso e ao fim descobrimos, eu e ele - ambos com lágrimas nos olhos -, que passamos pelo fracasso muitas vezes antes de descobrir o sucesso. E então nos sentimos em casa, continuaremos caminhando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário