"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

sábado, 9 de maio de 2009

Lendo Carlos Drummond


Preparei-me para postar sobre Theodor Adorno, educação e sua afirmação de que não há mais sentido na poesia depois de Auschwitz. Ao mesmo tempo comecei a ler "É isto um homem" de Primo Levi. Percebi então que preciso de um tempo para deixar toda essa realidade horrenda se ajeitar na minha mente e na minha alma. Então resolvi visitar Carlos Drummond de Andrade e seu belo poema Ausência e escrevi eu mesma minha própria canção de uma ausência. Eis então leitura de uma ausência que segundo Carlos Drummond não é falta e para mim é saudade pura, ainda que seja um "estar em mim".

-
Cançao de uma Ausência

"Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. (...)ninguém a rouba mais de mim."
(Carlos Drummond de Andrade)
-
Que meus olhos amem os seus ainda que ausentes
Ainda que a dor de amá-los destrua-me antes de alegrar-me
Por que sua presença ausente é amada
É desejada ainda que surja em forma de lágrimas
E falo de ti
Tudo em mim fala de ti e de teus olhos doces
Coleciono nossos sorrisos e amo as personagens das nossas histórias
E tenho medo tanto medo
Quero ouvir teus passos no presente
O passado me assombra, é dor
Conto e reconto nossas lembranças ainda que só eu as ouça e delas ria
Recordo dos teus gestos imperfeitos (me parecem tão belos agora)
E falo de ti
Tudo em mim fala de ti
Que meu coração saiba apreciar as cores da brisa, cada vento ou chuva
Pois são nossos ainda que os olhos não se encontrem
São nossos momentos
Que meus olhos amem o reencontro
Pois sei quem és para mim
Ausência
Presença
Olhares
Nada
E espero
Quem ama sempre espera
Dependerei sempre da tua alegria
Que depende sempre da minha
E meus sorrisos falam de ti
Apenas de ti
E o que fala de ti, fala de mim e de toda saudade que sinto
-
"Há quanto tempo, já esqueci
Porque fiquei, longe de ti
Cada momento é pior
Volta no vento por favor"

Haja o que Houver - Madredeus

2 comentários:

  1. Convidaram-me para fazer parte desse blog, mas vejo (ou ouço) que mesmo antes de aceitar eu já estou nele...

    ResponderExcluir
  2. Mas isso é porque somos 'misturas' já diria Marcel Mauss.

    ResponderExcluir