"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

útilma e primeira leitura do ano



Então, um dia antes de acabar o ano, eu peguei o livro errado da trilogia e comecei a ler amarradona o primeiro capítulo. Felizmente fiquei só nele, pois logo percebi o equívoco.
Há um post sobre a trilogia no qual Luana falou sobre como o livro era divertido. Ela me emprestou e eu rapidamente li, em menos de um dia para ser exata. O livro é muito legal. Especialmente para aqueles que como eu gostam muito de mitologia. Fiz duas cadeiras de Mitologia na PUC, me inscrevi em outra agora sobre teatro grego. Eu li a odisséia, trechos da Ilíada, Édipo-Rei, Teogonia e outros dos quais não me recordo. E devo dizer que o livro de Rick Riordan tem conexões brilhantes com mitos clássico e leituras maravilhosas para meninos e meninas que nunca leram nada sobre mitos gregos. Adorei as conexões que o autor fez para atualizar os mitos gregos utilizando-se de heróis e monstros antigos. O nome do protagonista é por acaso o nome do filho de Zeus de que mais gosto, Perseu Jackson, conhecido como Percy pelos amigos. Percy tem a mesma coragem de perseu, a mesma audácia. Os olhos, o cabelo e a rebeldia ele puxou de seu pai imortal. 
Devo dizer por fim que Percy se juntou aos grandes heróis, uma vez que realizou grandes feitos como os de Perseu, de Hércules, de Ulisses. E sobreviveu para nos contar outras histórias nos próximos quatro livros da série, dos quais dois já foram publicados no Brasil. Prossegui com a leitura. O segundo livro da trilogia é inacreditavelmente melhor que o primeiro. E novos monstros seguem infernizando a vida do meu querido herói e de sua melhor amiga, Annabeth, uma filha de Atena.
Espero agora ansiosa pelo terceiro livro da série, que já foi lançado no Brasil.
Apesar das críticas que Rick Riordan recebeu, acusando-o de ter escrito algo muito próximo de Harry Potter. Eu considero o argumento dos livros algo muito original. As leituras que ele faz dos mitos gregos são brilhantes. A escrita é leve e instigante. Depois que comecei a ler o difícil foi parar. Talvez por isso tenha lido ambos em menos de um dia.
Excelente indicação da Luana.

E é claro que já está sendo filmada uma adaptação para o cinema...


2 comentários:

  1. É uma aventura? João Pedro adora mitologias em geral (da grega ele tem livros sobre ela) e percebo que certos tipos de leitura o encantam para diversas vezes. Ele adora os livros de Christopher Paolini - Eragon e etc. - e está relendo pel aterceira ou 4a vez. Gostaria de ampliar o repertório...

    ResponderExcluir