"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Elementar...


Quando era criança eu tinha um desses casacos grandes, do tipo que serve perfeitamente para fingir que é um sobretudo. Então eu me vestia com calças jeans, sobretudo e boina. Depois fabricava cigarros de mentira e transformava o quarto de empregada no meu escritório pessoal. Por fim, eu deixava de ser Agnes e dava lugar ao meu herói de infância, Sir Sherlock Holmes.



Eu li apenas um conto do famoso detetive, mas sou apaixonada por um jogo chamado Scotland Yard. Ele se passa em Londres, a cidade de Holmes, com lugares da época como a loja de penhores. Um caso, muitas pistas e tudo em suas mãos, sendo você o próprio Sherlock. Na época eu queria comprar um cachimbo para dar veracidade a minhas brincadeiras, mas meus pais vetaram a idéia.

Então entrou em cartaz um belo filme sobre o detetive mais famoso de todos os tempos. Essa menina foi ver o filme, e é claro que ela se apaixonou. O filme não está vinculado a apenas um conto em especial, mas contém em si muitos elementos da conhecida trama das histórias. O filme mostra um Sherlock Holmes mais novo do que eu imaginava e mais ativo do que eu poderia pensar. Achei o filme muito bom, especialmente por não transformar o Sherlock em um tipo de James Bond do passado. A caracterização da cidade de Londres está magnífica e o número 225b da Rua Baker é muito daquilo que eu imaginava, porém, um pouco menos organizado do que eu esperava.

Entretanto, o melhor de tudo é que Holmes ainda segue comigo. Pois ao ler a introdução do livro “Visões da Liberdade” escrito por Sidney Chalhoub – onde ele fala que o historiador precisa estar atento aos detalhes e pistas – podemos perceber que o trabalho do historiador tem algo de detetivesco.

Mesmo não sendo Sherlock Holmes, continuo no trabalho investigativo. Elementar, caro Watson.

Para ver Trailer do Filme clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário