"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

sábado, 26 de setembro de 2009

Quem tem medo do Escuro?

Na Bienal eu comprei um livro sobre medos no geral e sobre um em particular, o escuro.
O título do post é também o título de um livro amado de quando eu era criança. Era uma coleção inteira. Quem tem medo de: Monstros, mar, bruxas, dragões, extraterrestres, dentista, fantasma, lobo, tempestade e por fim, um dos meus favoritos, escuro.
Se eu tinha medo do escuro? bem, a maior parte das crianças tem não é mesmo? 
Eu tinha menos medo do escuro do que eu tinha de ficar sozinha. Eu sempre acendia TODAS as luzes da casa quando estava sozinha. Inclusive da do quarto de empregada. (risos)
Dois ou três anos atrás eu tive medo do escuro de novo. Estava em viagem com a família em Atibaia - SP. Todo mundo sabia que tinha uma onça, ou algum bicho do genero, solta pelas redondezas. Eu vi as pegadas perto do lago. Estávamos em família e com alguns amigos, depois de brincarmos bastante, chegou a hora de irmos cada um para seus respectivos chalés ou apartamentos. Fui sozinha para o de minha família. Naquele escuro, com boato de onça e no meio das árvores, eu tive medo de novo.
Acho divertido ler histórias sobre medos. Devo admitir que comprei o livro simplesmente porque li Mia Couto na capa. Digo por fim que é um bela história. Para crianças e adultos. Eis então um trecho da lindíssima introdução feita por Mia.

"Não sei se alguém pode fazer livros para crianças. Na verdade, ninguém se apresenta como fazedor de livros "para" adultos. O que me encanta no acto da escrita é surpreender tanto a escrita como a língua em estado de infância. E lidar com o idioma como se ele estivesse ainda em fase de construção, do mesmo modo que uma criança converte o mundo inteiro num brinquedo. Eu penso assim, e por todas estas razões, nunca acreditei que, um dia, eu escreveria uma história que iria constar num livro infantil. Mas sucedeu assim. À força de contar histórias para meus filhos adormecerem, inventei uma convicção para mim mesmo e acredito que invento histórias para que a Terra inteira adormeça e sonhe. O escritor traria, assim, o planeta ao colo. (...)"
(Mia COUTO. Livro Infantil in: o Gato e o Escuro.)


Ps. Como diria Eunícia em comentário antigo e Mia Couto no livro em questão, não é preciso temer...

3 comentários:

  1. Que engraçado o medo é um tema que ficou em meus pensamentos essa semana.
    Sempre morri de medo do escuro e de ficar sozinha, ou de barulhos esquisitos durante a noite. Filmes de terror, só os leves e durante o dia! Acho que sou meio medrosa!! hahahaha

    Bonita introdução. O Mia arrasa!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha medo dos meus pais não voltarem Lu, de ficar sozinha para sempre.
    Até hoje não vejo filmes de terror, morro de medo. Quando assisti Anjos e Demonios (que é SUPER leve) o braço do Felipe quase ficou roxo de tanto que o apertei em momentos de tensão.

    ResponderExcluir
  3. hahahaha

    Eu te entendo perfeitamente. É Agnes Maria, acho que você também é uma medrosa. =)

    ResponderExcluir