"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Salão do Livro


Há alguns anos atrás eu conheci a iniciativa do Salão do Livro FNLIJ aqui mesmo neste blog em uma das postagens da Eunícia. Nunca tinha tido oportunidade. Horários difíceis, lugar pouco acessível, etc. Este ano finalmente consegui comparecer ao evento. Certamente não fui sozinha. Duda, que frequenta as linhas este blog através das minhas postagens, foi comigo e com o Felipe. Quando chegamos – em torno de 14hs - e entramos ela olhou para mim e disse: “WOW! Que legal! E podemos ficar aqui até às 20hs”!!
Começamos a ver os livros. Ela parava em todos os estantes como se fossem os únicos, contemplava livro por livro. Primeiro procuramos um presente para o irmãozinho e ela me disse: “É claro que sou eu que vou ler para ele”. Depois que escolhemos o livro dele, ela quis parar para ouvir a conversa com um ilustrador e um autor. Foi muito legal! As crianças puderam fazer perguntas, desenhar, sugerir enredos, etc. Ela começou tímida, sentada na parte detrás comigo, depois, se soltou e foi para frente, fez pergunta, sugeriu enredo, quis falar com o autor depois, quis pedir dicas de desenho para o ilustrador e assim passamos parte da tarde.
Depois voltamos a ver os livros para que ela escolhesse o seu presente. Escolheu dois para que eu lhe desse e mais um com o dinheiro que sua mãe lhe dera. O atendimento nos estandes estava incrível. A paciência em mostrar os livros, em conversar com as crianças, deixar tirar foto... Todos os títulos que vi tinham pelo menos um exemplar sem plástico para que as crianças pudessem manusear. Para além disso, o espaço da Biblioteca FNLIJ para Crianças contava com diversas estantes cheias de títulos infantis que poderiam ser manuseados sem qualquer pudor. Podia ser abertos nas mesinhas ou no chão, que estava cheio de almofadas e pufs coloridos para elas.


Foi uma tarde formidável! Recentemente o blog “Roedores de Livros” publicou um post chamado: “Como Nasce um roedor de livros”. A conclusão do post é simples: “Carinho e livros = novos leitores”. É sempre delicioso participar do nascimento de um roedor de livros né?! Foi um dia especial...


Um comentário: