"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

domingo, 1 de maio de 2011

Amigos e Leituras: Dois anos de Leitores Amigos

Eunícia sempre comenta sobre como é bom rirmos em conjunto. Seja pessoalmente ou virtualmente. Rir é o tipo de coisa boa de fazer com alguém. Como quando você é atingido por uma crise de riso junto com aquela amiga que faz com qualquer minúsculo gesto se torne o mais engraçado do mundo. Clarissa com alguma freqüência lê ao meu lado. Estudamos temas diferentes, em períodos diferentes, com focos diferentes, e mesmo assim, caminhamos juntas. Pois é possível ler em conjunto distintas configurações textuais. Roberta constantemente se aventura comigo pela desventura ou peripécia da vida. Ela me conta sobre o cotidiano, sobre ser mãe, esposa, historiadora e etc. Sobre um mundo que eu ainda não leio. Apesar da minha ignorância e imaturidade, ela me convida para partilhar sua leitura. Rafael Serafim diverte-nos a todos com a sua perspectiva tresloucada do mundo. Mesmo as coisas mais absurdas vem acrescidas da possibilidade de rirmos em conjunto – coisa que a Eunícia nos lembra que é fundamental. Luaninha com constância me ensina a ler um mundo cru. Livra-me da ingenuidade insistente com que caminho. Mas neste trajeto, escolhe sempre uma poesia para me embalar e para não deixar meu coração endurecer. Rômulo – um dos muitos autores fantasmas deste blog – consegue me ensinar sobre as leituras fabulosas que fazemos quando nos entregamos por completo ao nosso objetivo. Rafael Gota faz com as risadas aumentem, cresçam em volume e freqüência. Ler o mundo ao seu lado é sempre mais divertido. Felipe tem um jeito especial de me convidar para ler o mundo de mãos dadas. (e ao lado dele o mundo sempre me parece mais belo). Em certo post – no primeiro ano do blog – Eunícia mostrou as gavetas de Clarice que ficaram em exposição no CCBB. Estamos descobrindo o mundo e novas leituras, encontrando outras gavetas. É tão bom fazer isso em conjunto... Parabéns Leitores Amigos, pelo segundo ano do nosso Blog. É um prazer ler ao lado de vocês. Eunícia tem razão, certas coisas são melhores conjugadas. 

2 comentários:

  1. Nossa! Três anos?! Não creio possível! Parece que foi ontem!!!

    Aproveitemos mais!
    beijos em todos

    ResponderExcluir
  2. Aeeee. Parabéns para nós!! Como dizem nessas andanças, o tempo costuma passar muito rápido quando estamos nos divertindo!

    =)

    ResponderExcluir