"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Os livros, as idéias e as pessoas

Hoje trouxe para casa 10 livros de uma só vez. Gasto vultoso na livraria, possível apenas pelo dinheiro de um projeto. Enquanto assinava e datava cada um (sempre coloco o ano da aquisição), pensava no que seria deles quando eu já não existisse mais. Meus filhos seguem rumos profissionais bem distintos dos meus e ainda não cheguei ao tempo de ser avó e adivinhar futuros outros que poderiam transformar-se e transformar através deles...

Lembrei do Ilmar e da Guida e da iniciativa da Casa... Mas para além da dimensão prática, fui sequestrada por outras imagens e percepções... Como se as palavras ganhassem corpo e voassem, como se o que dos livros fisicamente existe nada fosse além daquilo que passa a habitar nossos corações e mentes. Meus livros são para mim, são viagens sem fim. Mas meus livros são também para meus alunos e amigos, aqueles que, ao ouvirem as palavras faladas, recuperam e re-inventam aquelas anteriores palavras impressas.

Fiquei tranquila. Os livros estão aqui, mas também ali e em qualquer outro lugar. As chamas ou o tempo podem fisicamente destruí-los, mas eles continuarão vivos.

Um comentário:

  1. Já leu Fahrenheit 451?
    hehe
    É bom ler novamente um post seu, Eunícia. Como aluna, eu sei que de fato os livros que movem nossos professores a nos moverem continuam em nós. Ps. o melhor do seu post é ter esse poder inspirador, como suas aulas...
    Coisa boa de ler.

    ResponderExcluir