"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Para refletir...

Após o cerco de Gondor e a terrível batalha diante das muralhas de Minas Tirith, o elfo Legolas e o anão Gimli, entram vitoriosos na bela cidade parcialmente arruinada, devido ao ataque feroz dos exércitos inimigos. Estão encarregados de levar uma mensagem a um dos príncipes de Gondor que assumira, momentaneamente, o governo da cidade (mais explicações no livro, é claro). Enquanto caminham pelas ruas, conversam e observam a cidade. Gimli repara a excelente qualidade do trabalho em pedra em algumas áreas e a decadência do mesmo trabalho em outras áreas. Legolas repara na falta de jardins e pássaros que alegrem o povo. Finalmente encontram o príncipe, trocam palavras corteses e os dois companheiros passam a mensagem, despedindo-se em seguida. Segue-se um trecho do interessante diálogo entre eles após saírem da presença do príncipe (interessantes diálogos nem sempre aparecem nas adaptações cinematográficas):

_ Aí está um belo senhor e um grande capitão de homens – disse Legolas – Se Gondor ainda tem homens assim atualmente, na sua decadência, grande deve ter sido sua glória nos dias de ascensão.
_ E sem dúvida o trabalho em pedra que é de boa qualidade é o mais antigo, e foi feito na primeira construção – disse Gimli – É sempre assim com as coisas que os homens começam; há uma geada na primavera, ou uma praga no verão, e suas promessas fracassam.
_ Mas raramente fracassa sua semente – disse Legolas – Esta fica na poeira e na ruína, para germinar de novo em tempos e lugares inesperados. Os feitos dos homens sobreviverão a nós, Gimli.
_ Apesar disso, em minha opinião, no fim não sobra nada além do que “poderia ter sido” – disse o Anão.
_ Para isso os elfos não têm a resposta – disse Legolas.

TOLKIEN, J. R. R. “O último debate” in: O Senhor dos Anéis: o retorno do Rei. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

2 comentários:

  1. Enquanto o 'poderia ter sido' ecoar em corações em mentes, subversivamente ele age e se reconstrói, tal como a fênix.

    ResponderExcluir
  2. Os elfos podem não ter a resposta, mas Eunícia tem! E uma boa resposta.

    ResponderExcluir